quinta-feira, 24 de julho de 2014

Benefícios das Fibras



Coma mais fibras
As fibras são substâncias e estão presentes nos alimentos. As fibras não são consideradas como nutrientes porque elas não são absorvidos pelo o nosso organismo, isto é, não vão para corrente sanguíneo. Mas mesmo assim elas são fundamental para o bom funcionamento do intestino, ajuda a prevenir câncer intestinal, auxilia na sensação de saciedade (quer dizer que da sensação de passar a fome mais rápida), ajuda a diminuir o açúcar no sangue (ajudando assim no tratamento e no controle da diabetes), e reduzir os níveis do colesterol e entre outras funções.
Quais Tipos de Fibras
As fibras podem ser classificadas em dois grupos: Fibras solúveis e insolúveis. 
Fibras solúveis - As solúveis dissolvam-se na água e tornam-se viscosas. As fibras solúveis ajudam a diminuir o colesterol, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. Podem ser encontradas na aveia, no feijões, e nas frutas. Tanto as fibras solúveis e as fibras insolúveis podem ser encontradas nas frutas, precisamente nas casca e bagaço, e nos vegetais folhosos (principalmente crus), grãos e cereais integrais.
Fibras insolúveis -  As insolúveis não se dissolvem nem na mastigação. A maior parte passa inalterada através do turbo digestivo.
Recomendações de Diária 
 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o consumo diário é pelo menos 25g de fibra.
Para obter esta quantidade de fibra deve consumir cerca de 400g de fruta e legumes, cereais integrais  por dia, pelo que quanto maior a quantidade de alimentos ricos em fibras consumirmos por dia é melhor. Assim devemos comer mais saladas variadas, sopas, frutas e cereais.
Dicas Para Aumentas o Consumo de Fibra 
  • Consuma preferencialmente pão integral, de mistura e pão escuro, pois estes são mais ricos em fibras.
  • Quando comer um sanduíches, acrescente alimentos como alface, couve,tomate, etc.
  • Tenha o habito de comer frutas, de preferência com casca (mas lave muito bem as frutas), entre as principais refeições e também como sobremesa.
  • Inicie a refeição (almoço e jantar), com uma sopa rica em legumes. Pode também começar com salada.
  • Consuma diariamente leguminosas tais como feijões, ervilha, grãos, favas. Estes alimentos são também ricos em proteína.
  • Como acompanhamento do prato principal, consuma saladas e legumes cozidos salteados.
  • Quando fizer sucos naturais não os coe. Bom consumir a polpa da fruta, é onde se encontra a parte mais ricas em fibras.
  • Consumir cereais no café da manha é importante para aumentar o consumo de fibras.
  • Comer barrinhas de cereais e frutos, são também uma fonte alternativa e pratica para o aumento do consumo de fibras, em qualquer ocasião.
 Benefícios do Habito do Consumo de Comer Fibras
  • Reduzir o apetite, retardando o aparecimento da sensação de fome.
  • Diminuir o risco de hiperglicémia e diabetes.
  • Reduzir os níveis de colesterol, consequentemente de doenças cardiovasculares.
  • Mantém o bom funcionamento do intestino, reduzindo problemas de obstipação e a manter uma flora intestinal benéfica, protegendo o organismo de doenças tais como o câncer do cólon.
Observações:
Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste blog serve apenas com caratér informativo. Elas não substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde.

Fonte de Pesquisa:
As frutas na Medicina Natural - A Balbach – D Boarim
Alimentação é a solução para um coração saudável - Patsy Westcott
Top 100 alimentos que curam – Paula Bartimeus 

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