domingo, 6 de julho de 2014

Mel, um alimento ou medicamento?

O mel é um alimento doce produzido a partir do pólen de diversas flores.  A produção de mel resulta num adoçante 100% natural, um alimento milagroso e super versátil. Através de uma pesquisa mais profunda podemos entender os verdadeiros beneficios do mel. As bactérias por exemplo, não podem sobreviver no mel devido ao seu baixo teor de água e PH ácido. Nas propriedades do mel está o açúcar principalmente sob a forma de frutose e glicose. Devido à frutose, o mel natural é mais doce que o açúcar, tem antioxidantes, minerais, vitaminas e proteínas.

Uma colher de sopa de mel tem 64 calorias. O mel tem um índice glicémico menor que o açúcar, apenas 55, enquanto o açúcar é de 61, o que significa que é absorvido no sangue mais lentamente, o nível de açúcar no sangue mantém-se assim mais baixo. Um maior nível de açúcar no sangue desencadeado pelo consumo de açúcar leva a níveis mais elevados de colesterol, doenças cardíacas e obesidade. Combatendo a ideia comum de que o mel engorda.
O Mel, por conseguinte, dá energia por um longo tempo assim como o açúcar, mas o mel é mais lentamente absorvido. Além disso, os carboidratos no mel podem ser facilmente convertidos em glicose, mesmo pelos estômagos mais sensíveis. Por isso, é muito fácil de digerir mel.

Adoçante

O açúcar pode ser substituído por mel em muitos alimentos e bebidas. O mel de abelha contém cerca de 69% de glicose e frutose que lhe permite ser utilizado como um adoçante.

Perda de peso

Embora o mel tenha mais calorias do que o açúcar, quando consumido com água morna ajuda a digerir a gordura armazenada no seu corpo. Da mesma forma, o mel juntamente com sumo de limão e canela ajudam na redução de peso.

Melhorar o desempenho atlético

Uma pesquisa recente mostrou que o mel é um excelente auxílio ergogênico e ajuda a impulsionar o desempenho dos atletas. As propriedades do mel facilitam na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, recuperação muscular e reposição de glicogênio após um treino.

Fonte de Vitaminas e Minerais

O mel contém uma variedade de vitaminas e minerais. O tipo de vitaminas e minerais e a sua quantidade depende do tipo de flores utilizados para apicultura. Geralmente, contém vitamina C, cálcio e ferro.

Propriedades antibacterianas e antifúngicas

Os principais benefícios do mel são as suas propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas e, portanto, pode ser usado como um anti-séptico natural.

Antioxidante

O mel contém nutracêuticos, que são eficazes na remoção de radicais livres do nosso corpo. Como resultado, a imunidade do nosso corpo é melhorada.

Asma

A ingestão regular dá força aos pulmões, cura tosse, secura da garganta e elimina catarro.

Tosse

12 gramas de mel 3 vezes ao dia remove o catarro e reduz a tosse.

Queimaduras e ferimentos

Aplicado em queimaduras e ferimentos ajuda a cicatrizar mais rápido e não deixa cicatrizes.

Gota e reumatismo

Consumir regularmente mel ajuda a controlar a dor.

Cansaço

Beber um copo de água com 2 colheres de mel e o sumo de 1 limão ajuda a dar energia.

Enxaqueca

Sempre que tiver uma enxaqueca tomar 2 colheres de mel. Alivia a dor.

Tónico para o coração

O mel dá força ao coração. Escassez de glicogênio no sangue pode causar desmaios, em tais casos tomar 2 colheres de mel pode impedir um desmaio. Devido ao frio ou fraqueza, se o batimento cardíaco aumenta, pode causar asfixia. Tomar 2 colheres de mel dá força ao coração. Tomar 1 colher de mel todos os dias fortalece o coração.

Cólicas

2 colheres de mel num copo de água é benéfico em cólicas.

Purificador do sangue

Em eczema, furúnculos, prurido e outras doenças de pele, adicionar 40 gramas de mel a 300 ml de água e beber pela manhã durante alguns meses. Purifica o sangue e limpa doenças de pele.

Problemas de dentição

Massajar mel nas gengivas dos bebés que estão em fases de dentição pode ajudar.

Constipação

Misturar 30 gramas de mel, 2 colheres de sumo de gengibre num pouco de água quente.
Consumir mel em estado gripal mata as bactérias causadoras da tosse e reduz a febre e a dor de cabeça.

Um alimento poderoso e versátil

Os benefícios do mel são únicos. A sua versatilidade faz com que o mel natural possa ser ingerido com água, leite, requeijão, chá, torradas, legumes, sumos de frutas, limão, etc. Na verdade o mel de abelha pode ser adicionado a qualquer alimento. Adapta-se tanto a bebidas frias no verão como a bebidas quentes no inverno, ou simplesmente ao natural.
Nunca aquecer demasiado o mel, além disso, a adição de mel a alimentos extremamente quentes anula os seus benefícios.

Precauções

Nunca consumir mel com óleo, manteiga ou outros alimentos oleosos, em combinação com eles, torna-se literalmente um veneno. Para obter os melhores benefícios do mel, faça o mel uma parte da sua dieta diária.
- See more at: http://www.naturalesaudavel.com/?p=1206#sthash.jvCuarLO.dpuf

Um comentário:

  1. Adorei a dica para emagrecer com mel, afinal são coisas que eu gosto, mel, limão e canela, este poste vai-me ser muito util pois estou de dieta.
    Bjinhos bom Domingo ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir