quinta-feira, 10 de julho de 2014

Seleção de receitas caseiras para os cabelos

Exposição à poluição, chuva, sol, água de piscina, mar ou banhos quentes fazem com que os fios de cabelos percam a queratina e a oleosidade natural resultando em cabelos secos, sem brilho, rebeldes, escamados e com pontas duplas e triplas.
Seleção de receitas caseiras para os cabelos
Foto: Reprodução
Para reparar os fios, as empresas cosméticas desenvolvem produtos que devolvem o brilho ao cabelo, hidratam, repõe a queratina, selam as cutículas e até regeneram os fios. Porém, também é possível cuidar dos cabelos em casa com ingredientes naturais e gastando pouco.

Como cuidar do cabelo em casa

Antes de dar início a qualquer tratamento de hidratação, recuperação ou regeneração dos fios é preciso retirar toda a camada de sujeira e gordura e abrir as escamas para que as propriedades hidratantes possam agir.
Para isso, é recomendada a utilização de um shampoo adstringente, que pode ser encontrado em lojas de cosméticos e farmácias, mas que, porém, também pode ser feito em casa.

Shampoo de limpeza profunda

Ingredientes:
  • 1 barra de sabão de coco;
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim;
  • 1 xícara de chá de suco de folhas tenras de mamona;
  • 3 xícaras de chá de água.
Como fazer:
Em uma panela, derreta o sabão de coco com a água. Junte a mistura com as folhas de mamona e com o óleo de gergelim e bata no liquidificador. Coe e guarde na geladeira.
Como usar:
Lave os fios com o shampoo caseiro de limpeza profunda e enxague em abundância antes dos outros procedimentos.

Receitas para hidratar

Máscara verde

Máscara com espinafre, abacate, glicerina e vitamina A para devolver a oleosidade natural dos fios. Indicada para cabelos secos.
Ingredientes:
  • ½ maço de espinafres;
  • ½ abacate;
  • 1 colher de café de glicerina;
  • 1 ampola de vitamina A.
Como fazer:
Bata o espinafre com talo no liquidificador e coe. Misture os outros ingredientes e bata de novo até formar um creme homogêneo. Guarde em um recipiente fechado na geladeira.
Como usar:
Lave o cabelo com shampoo adstringente e enxague bem. Retire o excesso de água com uma toalha e aplique a máscara. Envolva os cabelos com uma touca térmica ou saco plástico e deixe agindo por 30 minutos. Enxague bem.

Máscara laranja

Máscara com cenoura, mel e iogurte natural que hidrata os fios e devolve o brilho. Indicada para cabelos normais ou oleosos.
Ingredientes:
  • 1 cenoura média;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 copo de iogurte natural.
Como fazer:
Bata a cenoura e misture o iogurte e o mel até formar uma mistura homogênea.
Como usar:
Lave os fios com o shampoo anti-resíduos, retire o excesso de água e aplique o creme hidratante. Divida o cabelo em mechas e envolva com papel alumínio. Deixe agir por 40 minutos e lave em seguida.http://beneficiosnaturais.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário