quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Dicas para acabar com caspa.

Embora a metade da população mundial sofra com ela, muita gente nem imagina, mas é justamente quando as temperaturas estão mais baixas, que ela, a maldita dermatite seborreica aparece ou aumenta, pois é, para quem não está ligando o nome à pessoa, ela é mais conhecida como caspa e caracteriza-se por vermelhidão, descamação e coceira do couro cabeludo, e suas causas podem ser muitas, desde genética, resíduos de produtos capilares (condicionador, sem enxague então, é bem comum), contaminação através do fungo Malassezia globosa, uso de certos medicamentos, stress, oleosidade da pele, alergias, fatores hormonais, doenças neurológicas, diabetes ou até mesmo…o frio, justamente quando usamos mais roupas escuras.

1 – Não deixe de lavar a cabeça

Para acabar com caspa Não deixe de lavar a cabeça

Ok, está frio e então, lavar a cabeça pode não ser mais tão agradável assim, porém, quem quer acabar com caspa, precisa sim encarar o chuveiro todos os dias, com shampoo anticaspa seguido de condicionador.

O produto tem ação anti-inflamatória local e age diretamente no couro cabeludo, retirando a oleosidade. Porém, evite ou diminua o uso de finalizadores.Embora a caspa não seja contagiosa, é fundamental manter a área higienizada e livre de fungos e da sujeira e todos os resíduos que vão se acumulando, e se o problema persistir, consulte um dermatologista para avaliar o seu caso.
Evite banhos muito quentes
Pois é, é aí que pode morar todo o perigo, já que com as temperaturas mais baixas, a tendência é subir a temperatura da água, porém, se o banho for muito quente, as glândulas sebáceas vão acelerar a produção de óleo, que se acumula no couro cabeludo, ou seja, a água quente faz seu couro 

Tempo certo

Nada de pressa na hora do banho, pois o shampoo (que deve conter enxofre, zinco, alcatrão, selênio ou antifúngicos como cetoconazol, além dos corticosteroides, que combatem a seborreia,) deve ser aplicado deixando-o agir de 5 a 10 minutos e só então, depois desse tempo, enxaguar.
Então, em seguida, você pode aplicar o condicionador, máscara de fios ou leave-in específicos. Mas lembrando que, enquanto a água quente faz seu couro cabeludo produzir mais oleosidade, a fria, não é capaz de removê-la toda. Por isso, a temperatura certa para acabar com caspa é a morna.
Alimentação saudável
Vale também pode acabar com caspa adotando uma alimentação saudável, ou seja, com baixo teor gorduroso, e bebendo muita água.
Além disso, procure acrescentar ao menu alimentos à base de soja. Ela contém antioxidantes que ajudam a combater as escamações da pele. Para coceira, tome bebidas com camomila, hortelã ou abacaxi. O trio acaba com caspa por ter ação anti-inflamatória.
Fios soltos
Nada de prender os cabelos ainda úmidos, prendê-los com qualquer traço de umidade ou de suor nos fios pode piorar o problema, e nada de dormir com os cabelos molhados, se os fios estiverem molhados antes de dormir, para acabar com caspa melhor secá-los com secador e retirar toda a umidade, lembre-se que o fungo Malassezia globosa é uma das causas da caspa.

Receita caseira para acabar com caspa

Receita caseira para acabar com caspa

Loção de alecrim

  • 1 colher de sopa de alecrim
  • 1 xícara de água fervente
Adicione as folhas em um recipiente com a água e deixe sob infusão até esfriar totalmente, então, coe e aplique no couro cabeludo massageando e deixando secar normalmente.

Loção de vinagre de maçã

Loção de vinagre de maçã para acabar com caspa

Antes de lavar o cabelo, com a ajuda de um chumaço de algodão, aplique o vinagre de maçã por todo o couro cabeludo e deixe agir por 2 minutos. Em seguida, lave normalmente.

Fonte:http://www.sitedebelezaemoda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário