quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O que são os alimentos termogênicos?

Alimentação termogênica
Os alimentos que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal são considerados termogênicos. É um adjetivo de termogênia, no entanto a palavra tornou-se sinônimo de “queimador” ou aquilo que queima. Devido a suas propriedades essa classe dealimentos queima o excesso de calorias acumuladas no corpo. É ampla a utilização desses alimentos em dietas para emagrecer e também entre os adeptos do fitness.
Saiba mais sobre as propriedades dos alimentos termogênicos e suas aplicações em dietas e na prática de exercícios físicos.
Para que servem os alimentos termogênicos
Os alimentos termogênicos ajudam a reduzir o índice glicêmico, são anti-inflamatórios e queimam calorias. Devido a todas essas características esses alimentos são recomendados como complemento alimentar em dietas emagrecedoras e também na prática de exercícios físicos que visam à tonificação dos músculos. O fato de fazer com que o metabolismo trabalhe mais rápido e de forma constante, gera ótimos resultados nas dietas que tem por meta reduzir o peso através da queima de gorduras.
Entretanto a simples ingestão desses alimentos não irá proporcionar a perda de peso, caso a pessoa continue consumindo mais e mais calorias, por isso a importância da dieta equilibrada e da prática regular de exercícios. Essa é a única forma de potencializar o gasto calórico e perder peso de maneira saudável.
Mulher comendo

Alimentos termogênicos para emagrecer

Existem duas classes distintas de alimentos termogênicos, os naturais e os industrializados. Natural como o próprio nome indica são aqueles encontrados na flora, já os industrializados utilizam em sua formulação os mesmos princípios ativos existentes nas plantas, e são comercializados em forma de cápsulas ou shakes. As plantas mais conhecidas e utilizadas e que possuem propriedades termogênicas são as seguintes: canela, gengibre, pimenta vermelha, café, abacaxi, chá de hibisco e chá verde.
Alguns tubérculos e a casca de algumas frutas, tais como o abacaxi e a laranja que também é rico em termogênicos, sendo encontrados para o consumo em natura ou em suplementos alimentares. Pessoas que sofrem de hipertensão, problemas gástricos, disfunção renal, crianças e gestantes devem consumir termogênicos somente com a orientação e o acompanhamento médico através de exames específicos.
Emagrecer

Alimentos termogênicos para malhar

Os alimentos termogênicos para malhar podem ser consumidos in natura, ou seja, frutas, sucos e chás ou os industrializados. Indicados para queimar calorias antes, durante e após os exercícios. Sua ação aumenta o desempenho e o potencial físico, devido ao melhor aproveitamento dos nutrientes pelo organismo. Ao ser ingerido antes da sessão de exercícios gera o aumento do metabolismo proporcionando elevada queima de calorias.
O resultado se traduz em perda de peso e ganho de massa muscular. Indicado a todos que querem o emagrecimento rápido e o físico forte e saudável, esses alimentos são ideais, já que proporcionam a queima da gordura, o fortalecimento dos músculos, e o aumento do poder de concentração.
Mulher fazendo exercícios
Os alimentos termogênicos são o suporte necessário a uma dieta equilibrada e saudável, além de aumentar significativamente o efeito dos exercícios sobre o organismo. Ressaltando que essa classe de alimentos termogênicos age como suplemento alimentar e não substituem a alimentação. O consumo desses produtos requer acompanhamento de profissional habilitado na área de saúde, e ou educação física.
Fonte:http://mundomulheres.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário