quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer?

alimentos que ajudam a prevenir o câncerFitoquímicos ou fitonutrientes ajudam a prevenir o câncer

Fontes deste nutriente são alimentos vegetais. Inclua na sua dieta grandes quantidades de frutas e vegetais, grãos integrais e cereais. Grãos 
integrais contêm fitoquímicos que podem diminuir o risco de certos tipos de câncer, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. A ação de fitoquímicos varia de acordo com a cor e o tipo do alimento. Eles podem atuar como antioxidantes ou protetores de nutrientes, ou prevenir cancerígenos (agentes que causam câncer) de serem formados. Conheça alguns fitoquímicos encontrados em alimentos:

As antocianinas são encontradas em frutas vermelhas e azuis (como framboesas e mirtilos) e legumes. Ajudam a retardar o processo de envelhecimento, protegem contra doenças cardíacas e tumores, previnem coágulos sanguíneos e combatem inflamação e alergias.
Os carotenóides são encontrados em alimentos de cor amarela escura, laranja, e frutas e legumes de cor verde escuro como salsa, laranja, toranja rosa e espinafre.
Os flavonóides são encontrados em frutas, legumes, vinho, chá verde, cebola, maçã, couve e feijão. Licopeno é encontrado principalmente em alimentos como a goiaba, melancia e o tomate. Quando cozido, este fitoquímico parece reduzir o risco de câncer e ataques cardíacos.
Dieta mediterrânea é conhecida por oferecer uma grande variedade de frutas, verduras e fitoquímicos em abundância.

E os antioxidantes?

Antioxidantes são substâncias que inibem o processo de oxidação e atuam como agentes de proteção das células no corpo. Eles protegem o corpo
contra os efeitos prejudiciais dos radicais livres (subprodutos de processos químicos normais do corpo, poluição). Os radicais livres atacam as células saudáveis??, o que muda o seu DNA e permite o crescimento tumores. Alguns antioxidantes incluem:

Vitamina C (ácido ascórbico) que pode proteger contra o câncer de cavidade oral, estômago e esôfago e também pode reduzir o risco de câncer de reto, pâncreas e colo do útero e proteger contra câncer de mama e de pulmão. Boas fontes de vitamina C são a laranja média, pimentão verde, morangos, mamão e brócolis.
beta-caroteno, outro antioxidante que pode ajudar a diminuir o risco de câncer aumentando as células brancas do sangue no sistema imunológico. Os glóbulos brancos tem como função bloquear radicais livres que danificam as células. Boas fontes de beta-caroteno são hortaliças verde escuras e frutas amarelas. Alguns exemplos de alimentos são cenouras, abóbora, couve, espinafre e batata-doce.
Fonte:http://www.sitedebelezaemoda.com.br

Um comentário: