quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Chá de alecrim – Benefícios e propriedades.

O alecrim é um arbusto que cresce, preferencialmente, em solos calcários. Possui um aroma característico e é sempre verde, com folhas pequenas e finas. A parte inferior das folhas, no entanto, possui uma coloração verde-acinzentada e suas flores reúnem-se em espiguilhas, possuindo coloração azul ou esbranquiçada. A planta floresce durante todas as épocas do ano, e não exige cuidados especiais quando cultivada.
Pode ser usada para fins culinários e medicinais, mas também é usada em perfumaria. Além disso, sua flor é usada pelas abelhas para a produção de um mel  de muita qualidade, sendo plantada em apiários para influenciar o sabor do mel.
Chá de alecrim - Benefícios e propriedades

Os benefícios

O chá da planta conhecida como alecrim, de nome científico rosmarinhos officinalis possui muitos benefícios para a saúde. É indicada como estimulante digestivo e do apetite, contra a azia, no tratamento de problemas de respiração e debilidade cardíaca, no combate ao cansaço físico e mental, hemorroidas, além de agir como antiespasmódico, cicatrizante, antidispéptico e anti-inflamatório. É muito usado também para combater a febre e a febre tifoide e possui propriedades carminativas, emenagogas, desinfetantes e aromáticas. Age também como relaxante muscular, fortalecedor dos músculos do coração, alivio nos sintomas de gripe, tratamento de bronquite, dores de garganta, alívio de aftas, gengivites, estomatites, tendinites, dores articulares e lesões musculares.

Como preparar o chá de alecrim?

Para preparar o chá, use, para cada meio litro de água, uma xícara de café de folhas secas de alecrim. Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo, aguardando alcançar fervura. Quando chegar nesse ponto, desligue o fogo e adicione as folhas dentro da panela, tampe e deixe repousar por um período de, aproximadamente 15 minutos. Passado esse período, coe e consuma. A dose indicada é de três a quatro xícaras ao dia.

Chá de alecrim para ansiedade

O chá de alecrim, quando combinado ao mel, pode ser útil no tratamento da ansiedade. Para isso, ferva uma xícara de água e coloque as folhas de alecrim, secas ou verdes. Tampe a mistura deixando em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coe e adoce com o mel, e consuma uma ou duas vezes ao dia.

Contraindicações e advertências

O consumo é contraindicado para pessoas com gastroenterites e histórico de convulsões. Além disso, gestantes e mulheres em fase de lactação. Pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade ao alecrim, ou menores de 12 anos não devem consumir também. Quando usado em doses mais altas do que o indicado pode causar nefrite e distúrbios gastrointestinais.
Fonte:http://beneficiosnaturais.com.br

Um comentário: