terça-feira, 18 de novembro de 2014

chá de dulcamara – Benefícios e propriedades

Chá de dulcamara - Benefícios e propriedades

As propriedades medicinais da dulcamara

  • Febrífuga;
  • Diurética;
  • Expectorante;
  • Sedativa;
  • Antirreumática;
  • Analgésica;
  • Antimicrobiana.

Os benefícios e as indicações de uso da dulcamara

No uso interno, a dulcamara costuma ser utilizada como febrífugo e no tratamento de casos de doenças de pele, congestão bronquial, bronquite crônica, reumatismo, icterícia, colite ulcerativa, pneumonia e doenças venéreas.
Externamente, esta planta é usada para tratar urticária, eczemas, psoríase e ulcerações cutâneas; a decocção da erva estimula as trocas metabólicas e tonifica o organismo.
Além disso, o chá de dulcamara também auxilia no processo de emagrecimento, por ser diurético, desintoxicante (remove as toxinas) e purificador do organismo, estimulando o bom funcionamento do intestino. No entanto, para ocorrer a perda de peso com o uso do chá de dulcamara, é necessário aliar o seu consumo a uma dieta alimentar.

Como utilizar a dulcamara?

Para aproveitar os benefícios proporcionados por esta erva, pode-se preparar um chá.

Chá de dulcamara

Ferva uma xícara da erva em uma quantidade de água durante 30 minutos. Após esse período, coe as ervas e utilize a água para lavar a pele no caso de abscessos, eczemas, psoríase ou outros problemas de pele.

Efeitos colaterais e contraindicações

A dulcamara é uma planta tóxica se ingerida. Seus efeitos colaterais incluem vômitos, cólicasabdominais e distúrbios neurológicos como ansiedade, câimbras musculares, vertigens e convulsões.
O uso da planta é contraindicado durante a gravidez, lactância e para crianças.
Lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa! Sempre consulte um médico especialista antes de iniciar qualquer tratamento, inclusive com medicamentos naturais.
Fonte:http://beneficiosnaturais.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário