sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Como escolher um bom espumante.


 
las-perdices-espumantes-1

O champanhe é um tipo de espumante produzido na região francesa de Champagne, como o Dom Pérignon. Todos os outros – que não sejam produzidos nesta região – são espumantes. Ou seja, a maioria que nós  tomamos!
Dito isso, aconselho aproveitar os precinhos camaradas das bebidas na Argentina e variar um pouco. Cambiar o vinho por um espumante geladinho ou voltar para a casa com uma caixinha para o fim de ano.  Podemos aproveitar e comprar marcas menos conhecidas no Brasil, para sair do Chandon, Mum e outras que encontramos mais facilmente no super. Há uma infinidade por aqui.

O que levar em conta para escolher um bom espumante


MÉTODO – A gente pode escolher um espumante feito pelo método Charmats ou pelo método Champenoise. No Charmats, o processo de segunda fementação acontece em tanques de aço inoxidável. No método Champenoise isso acontece dentro da própria garrafa – e é este o usado para fazer Champagne. Se a gente não escolhe um espumante feito por nenhum desses métodos, é como se estivesse tomando vinho branco com soda. Neste caso, as “borbulhas” são resultado de uma injeção de gás, o que não é muito agradável e pode resultar numa tremenda ressaca no dia seguinte!
TEMPO – Ao contrário dos vinhos, os espumantes  devem ser tomados bem jovens. Isso assegura que os aromas e sabores estejam frescos, com muitas notas de flores e boa acidez. Ou seja, comprem garrafas de safras recentes!
DOÇURA – É preciso conhecer a diferença entre os níveis de doçura e saber qual se adapta mais ao seu paladar. Os espumantes vão desde os Extra Bruts (os mais más secos – menos doces) aos Demi-Secs (os mais doces). Para muita gente, os Extra Brut são os preferidos.
Neste momento, a Anuva está mostrando o espumante Las Perdices Extra Brut, que é uma ótima opção para esta época (25 dólares). Importante: eles mandam de navio para qualquer lugar!
espumantes_dicas
Fonte: http://revista-mensch.blogspot.com.ar                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário