sábado, 20 de dezembro de 2014

Goiaba, gostosa e cheia de benefícios

Cultivada em abundância em várias partes do mundo, a goiaba é uma das frutas mais presentes nas residências dos brasileiros. Ela possui propriedades capazes de prevenir e tratar uma série de complicações.
Goiaba, gostosa e cheia de benefícios

Características da goiaba

Originária da América Central, ela nasce da goiabeira, uma planta de tronco liso que pode chegar a mais de 7 metros de altura. Existem várias espécies de goiabas, sendo a mais popular aqui no Brasil a de polpa vermelha (nosso país é o maior produtor mundial desse tipo).
Na hora de comprar, deve-se ter bastante cautela, preferindo a versão orgânica, já que a goiaba é a uma das frutas que mais são contaminadas por agrotóxicos em seu cultivo, produtos estes, que podem causar sérios danos a nossa saúde.

Como pode ser usada

A goiaba é uma fruta extremamente versátil na hora de consumi-la. Com ela, é possível fazergeleias, sorvetes, doces (como a goiabada), sucos e uma série de sobremesas saborosas e rápidas. Entretanto, a melhor forma de aproveitar seus benefícios é comendo ela in natura ou através de sucos (feitos da própria fruta).

Princípios ativos

A fruta é bastante rica em vitaminas, em especial a C (existe até o mito de que ela possui mais vitamina C que a laranja) e em nutrientes como potássio, cálcio e fósforo. Além disso, a goiaba também é uma ótima fonte de pectina, que tanto regula a absorção de carboidratos pelo nosso corpo, como também facilita a síntese de lipídios e proteínas durante a digestão.

Benefícios

  • Por ser rica em licopeno, a goiaba funciona como um antioxidante extremamente eficiente, sendo capaz de prevenir placas de gordura na corrente sanguínea e até mesmo vários tipos de cânceres.
  • Suas fibras solúveis são capazes de prevenir e aliviar a diarreia e vários problemas intestinais associados.
  • Um estudo comprovou que com o consumo regular da fruta, é possível diminuir até em 25% os teores de glicose no sangue, prevenindo assim, o diabetes.
  • A goiaba de polpa vermelha auxilia também na diminuição do colesterol, montando uma espécie de “escudo” que impede que boa parte da gordura ingerida seja absorvida pelo corpo.
  • Ajuda em dietas emagrecedoras, devido à quantidade de fibras que possui. Ela age aumentando o tempo de saciedade, impedindo que a fome venha constantemente.
Fonte:http://beneficiosnaturais.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário