sábado, 27 de dezembro de 2014

Protetor solar para cabelos: o que é e como usá-lo.

Já começou a estação das temperaturas mais altas, de muito sol, praia e piscina, e com isso, claro, nossa pele e cabelos acabam pagando a conta. 

Também, vamos combinar, nesse calor, como resistir a um refrescante banho de mar ou piscina? A verdade é que, em sempre, dá para preservar a beleza de nossos cabelos, pois o combo: raios solares + cloro + sol, resulta em fios sem brilho e vitalidade. Então, como passar pela estação mais alegre do ano sem sentir nos cabelos seus efeitos nocivos? 

Conheça a importância do protetor solar para cabelos

Então, para responder a essa e outras dúvidas, resolvemos mostrar aqui algumas dicas para amenizar tais estragos, com dicas sobre manutenção da cor e hidratação, para poder proteger os cabelos.
Primeiramente, não é novidade alguma que essa mistura de sol, mar, vento, piscina não é nem um pouco saudável para os seus fios, mas como resistir a um banho de piscina ou mar nesse calorão, não é mesmo? Então, para evitar os danos causados pelos raios UV, responsáveis por deixar seuscabelos ressecados sem vida e com aquele aspecto poroso, a principal dica é não deixar NUNCA de usar produtos que contenham protetor solar para cabelos.
Protetor solar para cabelos
O mar, o cloro e o sol prejudicam a fibra cuticular, e, com isso, acabam deixando seus cabelos porosos, ressecados e interferindo nas moléculas de melanina, o que quer dizer que acabam descolorindo a cor natural (ou não) dos seus cabelos, traduzindo: deixando a cor dos fios sem vida e brilho. Por isso é importante não deixar de usar filtro solar e outros ingredientes de tratamento dos cremes finalizadores, pois eles, embora não impeçam os estragos, pelo menos, ajudam a reduzir, sem falar que também servem para blindar os cabelos, ou seja, protegem.
Porém, muita calma nessa hora, apesar de hoje em dia existirem muitos produtos super eficazes no mercado, em períodos prolongados de exposição ao sol, a dica é usar Protetor solar para cabelos, específico para seu tipo, pois só eles são capazes de diminuir a incidência da radiação ultravioletanos fios, embora até, não sejam assim, tão eficientes contra outros agressores externos, como o sal e o cloro, por exemplo.

Capriche na Hidratação

Protetor solar para cabelos - Capriche na Hidratação


Então, como já sabe, muitos são os fatores que deixam os cabelos ressecados, porém, algumas dicas podem ajudar, e muito, a manter seus fios bonitos durante o verão inteiro. Primeiramente, tente dar um tempo nas chapinhas e no secador, evite o uso de xampu anti-resíduos, não deixe de aplicar um finalizador adequado ao tipo de fio, e capriche na hidratação. Use produtos hidratantes, cremosos, evite os transparentes, máscaras de hidratação intensa (no banho) e se a situação estiver feia…recorra ao salão.


Invista em máscaras com óleos vegetais, como argan, macadâmia e abacate, por exemplo, que trazem excelentes resultados e uma melhora imediata, além das cauterizações de queratina, feitas em salão, que formam uma película protetora, mantendo a hidratação por mais tempo. Outra dica é recorrer a tratamentos de nutrição e hidratação profunda, que deixam os fios lindos, trazendo de volta a luminosidade, melhora da densidade do fio e emoliência, deixando os cabelos mais protegidos.

Proteger a cor

Protetor solar para cabelos - Proteger a cor
Geralmente, depois de constantes exposições ao sol prolongadas, lavagens frequentes nem sempre com os produtos adequados, é quase impossível que os fios tingidos não saiam prejudicados, sem falar na oxidação dos fios devido ao contato constante com cloro ou sal. Pois bem, nessa hora a melhor coisa a fazer é apostar em um leave-in protetor após lavar os cabelos. Anote a dica, na praiaou piscina, após cada mergulho, procure reaplicar o produto com protetor solar para cabelos, mas tomando o cuidado de, antes, enxaguar com água pura, sem cloro.
Já, no dia a dia, a dica é misturar produtos com alto poder de emoliência e, pelo menos, uma vez por semana, fazer uma reposição de queratina, com produtos à base desse ativo. Uma outra dica é apostar no tratamento que está fazendo muito sucesso nos salões, que é a reposição de queratina, em nanomolécula. Principalmente quem quer manter a cor e o brilho dos fios, é preciso se valer, regularmente, de produtos específicos para reter os pigmentos da cor nos cabelos.

Xô fios embaraçados

Para manter a emoliência dos fios, a dica é usar um leave-in para condicionar e hidratar os cabelos, evitando que os cabelos fiquem ressecados e pouco condicionados e, assim, embaraçando e deixando os fios fragilizados.

Loiras, cuidado redobrado!

Protetor solar para cabelos loiros
Não tem jeito, todo cabelo tingido acaba perdendo a cor e desbotando no verão, mas nos fios mais claros os danos vão além e podem deixar os cabelos até esverdeados. E uma das causas, embora muitos pensam ser o cloro, é, na verdade, o sulfato de cobre, usado para tratar a água das piscinas, que acaba depositado na queratina dos fios, camada superficial, dando aquele tom esverdeado.
Protetor solar para cabelos de mulheres loiras
Então, para evitar ficar com os cabelos verdes…a dica é apostar em um leave-in com protetor solar para cabelos, que previne esse estrago. Outra dica é fazer um tratamento para reduzir a porosidade e equilibrar o pH, que também pode amenizar esse problema. Uma dica caseira, milagrosa, é aplicar vinagre vermelho nos fios e deixar agir até tirar o esverdeado, porém, esse truque só deve ser feito em cabelos saudáveis.

Xampu anti-resíduos

Muita calma nessa hora, eles devem ser evitados no verão, pois são extremamente alcalinos, seu uso constante pode deixar as cutículas elevadas e também levar embora os nutrientes, deixando os fios ressecados e porosos. Assim, no verão, basta usar xampu e condicionador com alto poder de hidratação e pronto.
Fonte:http://www.sitedebelezaemoda.com.br

Um comentário:

  1. Realmente o isso tudo faz a diferença na hora de pegar um sol, quando chega o verão ja devemos ter cuidados, adorei as dicas,,
    Amei tudo,,
    Beijos com carinho.
    Charmosa.com
    http://sabrinielo.blogspot.com/

    ResponderExcluir