domingo, 3 de maio de 2015

Alecrim uma Dadiva da Natureza



O Alecrim além ser utilizado na cozinha, e na medicina natural  como solução para aliviar problemas como depressão, fadiga distúrbios digestivos e respiratórios, tem também o grande poder de embelezar, é adstringente, anti-fúngico, e tem propriedades de desinfecção. Repleto de vitaminas e antioxidantes, tais como cálcio, vitamina B6, vitamina B2, vitamina A5, Vitamina C, Ferro, Magnésio, Fósforo, Zinco, e outras tantas vitaminas e nutrientes.  Agora imagine todo esse poder na sua pele e cabelo. Podemos utilizar o bom e velho Alecrim em uma infinidade de receitas de beleza  caseira a um custo quase mínimo.
 Vamos conferir algumas receitas.

Óleo de Alecrim Caseiro:

Esse óleo pode ser usado para turbinar as suas hidratações caseiras, perfumar sua casa e para tomar um banho Divo digno de uma princesa.

Você vai precisar de:

1 xícara de Alecrim
2 xícaras de óleo de Girassol
Fogão lento
Coador
Tigela para banho maria de vidro
Pequeno recipiente de vidro selável para armazenar 

Modo de Praparo:

Retire as folhas do Alecrim do tronco até formar uma xícara ou se você for uma mulher moderna pode utilizar aquele que vende sem tronco no supermercado. Mas é lógico que o fresco comprado na feira ou colhido na hora é bem melhor. Adicione 2 xícaras de óleo de Girassol  o óleo de girassol funciona como um transporte para as propriedades do Alecrim, Coloque a mistura em banho maria tampado em um recipiente de vidro no fogo baixo por no mínimo uma a o máximo de seis horas quanto mais tempo você deixar melhor seu óleo vai ficar, depois coe e coloque no seu frasco de vidro com tampa. E aproveite a máximo essa maravilha de Alecrim infundido.

Alecrim faz o Cabelo Crescer:

O Alecrim estimula os folículos capilares, fazendo com que o cabelo cresça longo e forte. O Alecrim também combate a perda prematura do cabelo durante a escovação e lavagem.   De acordo com pesquisadores uma das principais ações do alecrim é aumentar a circulação no couro cabeludo, que resulta em saúde celular renovada que aumenta os nutrientes fornecidos para o couro cabeludo. Se você está preocupada com o combate aos cabelos grisalhos o Alecrim pode ajudar, ele promove a pigmentação no cabelo evitando cabelos grisalhos prematuros e até mesmo a reversão de cabelos já grisalhos (olha o segredo do shampoo Tio Nacho ai gente...).  Eu já tenho uma enorme plantação de Alecrim aqui no meu quintal não vou ficar de cabelo branco tão cedo. huhu!!!

Modo de Aplicação do Alecrim no cabelo:

½ xícara de alecrim seco
½ xícara de azeite de Oliva ou Rícino

em fogo médio, misture os ingredientes até o aquecimento do óleo. Desligue o fogo e deixe a infundir por 20 no azeite. Coe as folhas secas e despeje o óleo em um recipiente. Massageie o couro cabeludo e casaco de seu cabelo usando o óleo em seguida, enrole o cabelo em uma touca de banho. Deixe a mistura por 20 minutos ou você pode deixar secar para uma penetração mais profunda, enxague com condicionador de composição simples ou Shampoo, a mistura irá ajudar a fortalecer os folículos pilosos tornando o cabelo forte e brilhante.

Vinagre de Maça e Alecrim Brilho e Força em seus Cabelos:

Para as meninas que gostam de fazer a ultima lavagem no cabelo com vinagre de maçã vai amar fazer esta receita maravilhosa:

Adicione 25 gramas de Alecrim em 1 litro de vinagre de maçã e deixe curtindo por 2 semanas, coe e passe para um recipiente fechado , adicione 2 colheres da mistura na ultima lavagem do cabelo.  Se quiser combater caspa pode massagear esta mistura 20 minutos antes de lavar o cabelo.

Esfoliante para os Pés Caseiro com Alecrim:

Ingredientes:

1 ½ xícara de açúcar mascavo
¼ xícara de Sal Amargo (vende na farmácia)
1 xícara de óleo do portador, tais como azeite, jojoba ou girassol
5 a 10 gotas de óleo essencial de alecrim
5 a 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta 

Modo de Preparo:

Misture o açúcar, sal e o óleo e transportador de sua preferência. Acrescente gotas de alecrim e óleo de hortelã-pimenta. Guarde a mistura em um recipiente hermético. Use-o para esfregar seus pés quando for tomar banho.



Combata a Acne com Alecrim:

Ingredientes:

 ¼ de xícara de água
 1 raminho de alecrim fresco
 1 colher de sopa de pimenta preta
 2 colheres de sopa vinagre de maçã

Modo de preparo:

Ferva a água em uma panela com o Alecrim e a pimenta. Quando a metade da água evaporar, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar. Quando a mistura estiver fria, adicione o vinagre de maçã e despeje em uma jarra ou garrafa limpa. Com um chumaço de algodão, passe em seu rosto todas as noites. Este toner vai ajudar a reduzir manchas e inflamações na pele. 


Máscara Caseira  Anti Age de Alecrim e Morango:

Pegue um morango maduro grande, uma colher de sopa de iogurte natural. Misture 1 gota de óleo essencial de alecrim, 2 gotas de óleo essencial de lavanda e 1 colher de chá de argila cosmética. Se você tem a pele seca, adicione 1/2 colher de chá de óleo de amêndoa ou de jojoba para a mistura.
Aplique a máscara na pele recém-limpa. Deixe no local por 20 minutos ou mais, em seguida, retire com uma toalhinha morna e molhada. 

Limpeza Profunda para pele Oleosa com Alecrim:

Misture uma colher de lavanda, uma colher de casca de laranja e uma colher de folhas de Alecrim, misture com 2 litros de água e ferva por 10 minutos. Coloque a panela sobre uma mesa, retire a tampa e faça uma tenda com a toalha sobre sua cabeça e da panela fumegante, tomando cuidado para não se queimar. Fique sob a barraca por 10 minutos para permitir a transpiração profunda e limpar a pele. Faça a mascara de morango para finalizar.

De a sua opinião, comente,  compartilhe conosco também as suas receitas de beleza que eu posto aqui no blog e coloco o credito para você. um Beijão.

Cuidado:
Não use óleo de Alecrim durante a gravidez ou se você sofre de epilepsia ou pressão alta.
OBS: Cabelos loiros devem evitar óleo de Alecrim pois seu cabelo pode ficar verde


://www.receitasdebelezaverde.com.br/

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, adorei conhecer e aprender com suas dicas.

    ResponderExcluir