quarta-feira, 13 de maio de 2015

O que são os parabenos?



Os parabenos são os conservantes da cosmética. Assim como nos alimentos que consumimos habitualmente existem produtos químicos, como conservantes e corantes, nos cremes hidratantes, xampus e demais produtos cosméticos também existem estes componentes químicos que foram pensados para prolongar a vida do produto. Os parabenos permitem que use um creme durante vários meses e que o efeito se mantenha com o tempo; é só pensar em produtos naturais de cosmética para ver como em poucas semanas depois de abrir, o produto já se estragou. O motivo é que não contém nenhuma química que mantenha seu efeito e, portanto, estraga logo.
Os parabenos são usados de forma habitual em nossos produtos de beleza mas não são os únicos componentes adicionados para conseguir sua conservação; eles normalmente estão acompanhados de outros produtos químicos que possuem o mesmo objetivo. Para saber se um produto tem ou não este químico basta olhar o rótulo e comprovar sua composição; normalmente podem ser encontrados com estes nomes em inglês:
  • Methylparaben
  • Propylparaben
  • Butylparaben
  • Benzylparaben

  • Imagem: papodemulhercenter.blogspot.pt
    O que são os parabenos

    Consequências de usar parabenos

    Um estudo sobre os efeitos dos parabenos na nossa saúde alarmou a população sobre o seu uso. Foram encontrados alguns efeitos que podem estar relacionados diretamente com este químico tão habitual na cosmética. Segundo este estudo, os efeitos dos parabenos no nosso corpo afetam:
    O sistema endócrino: relaciona-se o uso destes conservantes com transtornos do desenvolvimento físico, por isso não são indicados para crianças em períodos de crescimento; também foram vinculados com uma disfunção do sistema imunológico, assim como com problemas para adquirir novos conhecimentos.

    Envelhecimento prematuro: ainda que pareça irônico, a verdade é que muitos cremes antirrugas vendidos no mercado, ao conterem parabenos, estão provocando o envelhecimento da pele.

    Risco de sofrer câncer de mama: os parabenos atuam como estrógenos, podendo aumentar o risco de sofrer deste tipo de câncer. O motivo é que, ao imitar o funcionamento dos estrógenos, os parabenos podem incentivar o crescimento de tumores na mama.

    Imagem: cuidardapele.com
    Consequências de usar parabenos

    Parabenos admitidos na Europa

    Devido às preocupantes conclusões do estudo sobre os parabenos, os órgãos reguladores começaram a pesquisar sobre o assunto e admitiram alguns tipos de parabenos e proibiram outros. Portanto, atualmente na Europa são admitidos os seguintes:
    • Methylparaben
    • Ethylparaben
    • Butylparaben
    • Proylparaben
    Por outro lado, foram proibidos outros tipos porque não existe informação sobre os efeitos produzidos em nossa saúde; são os seguintes:
    • Isopropylparaben
    • Isobutylparaben
    • Phenylparaben
    • Benzylparaben
    • Pentylparaben
    Cosméticos sem parabenos

    Devido a toda esta revolução que houve no mundo da cosmética tradicional, muitas marcas começaram a produzir produtos livres de parabenos para amenizar os efeitos negativos na sua imagem e dar ao consumidor final o que está procurando. Este tipo de cosmético pode ser encontrado em produtos que contenham a etiqueta "livre de parabenos" ou em cosméticos ecológicos, orgânicos ou naturais (normalmente podem ser adquiridos em lojas de produtos naturais).

    Cosméticos sem parabenos


    Fonte:http://beleza.umcomo.com.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário