quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Benefícios do chá da folha de siriguela para reduzir os sintomas da dengue


Benefícios do chá da folha de siriguela para reduzir os sintomas da dengue


A siriguela, de nome científico spondias purpurea, é uma planta pertencente à família das anacardiáceas, sendo também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. É originária das Américas Central e do Sul, sendo encontrada na região Nordeste do Brasil e também cultivada no estado de São Paulo.

Devido às suas propriedades, o chá da folha de siriguela pode ajudar a reduzir os sintomas da dengue.

Chá da folha de siriguela para dengue

Em tempos de epidemia de dengue, é comum o aparecimento de várias receitas caseiras que prometem acabar com o mosquito e curar a doença. Uma novidade foi importada da Colômbia: trata-se da mistura do chá de folha de siriguela e suco de uva para amenizar os sintomas da dengue.
Após contrair dengue, a Dra. Dejanira Franceschi de Angelis, docente do Departamento de Bioquímica e Microbiologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Rio Claro, decidiu experimentar a mistura e obteve resultados satisfatórios. De acordo com a docente, após ingerir o suco, ela sentiu a redução das dores no corpo e o mal estar típicos da doença. Ela ainda afirma que conversou com outras pessoas que testaram a mistura e que obtiveram resultado similar, com a redução dos sintomas típicos da dengue.

Benefícios do chá da folha de siriguela para reduzir os sintomas da dengue

É importante ressaltar que a professora é categórica ao afirmar que não existe nenhuma comprovação científica relacionada ao chá para tratamento da dengue. O efeito também depende de como cada organismo vai reagir, sendo assim, algumas pessoas podem ter resultados positivos, enquanto outras não sentirão diferença alguma.
A docente ainda ressalta que, mesmo tomando o chá, os pacientes devem seguir o tratamento recomendado pelo médico. O chá concentrado da folha de siriguela diluído em suco de uva, utilizado na Colômbia, poderia servir apenas como um complemento ao tratamento médico.
Ainda não existe um tratamento específico contra o vírus da dengue. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de muito líquido, repouso e o uso de paracetamol ou dipirona para controlar a febre (medicamentos com ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios não podem ser utilizados, pois podem levar à dengue hemorrágica).

Propriedades e benefícios da siriguela

Com propriedades diurética e energizante, a siriguela é indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpeza de feridas e queimaduras.
É fonte de vitaminas A, B e C, além de conter minerais como cálcio, fósforo e ferro, sendo recomendada no tratamento de anemias e para fortalecer a imunidade.
Esta fruta também é rica em substâncias antioxidantes, compostos que agem contra os radicais livres.http://beneficiosnaturais.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário