quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Inseticida natural contra Dengue

base de cravo-da-índia é indicado como forma de prevenção da dengue, através da eliminação do mosquito, e deve ser utilizado em pratos de vasos de plantas.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Bater os 2 ingredientes no liquidificador, coar e guardar num recipiente de vidro, escuro.
Colocar uma pequena quantidade em todos os pratos dos vasos de plantas. É eficaz por 1 mês.
O cravo-da-índia possui propriedades inseticidas, fungicidas, antiviral, antibacteriana, analgésica e antioxidante e quando utilizado desta forma mata as larvas do mosquito Aedes Aegypt que se proliferam nas águas dos vasos de plantas. Citronela







A citronela é uma planta medicinal muito utilizada como repelente para insetos, sendo muito eficaz contra moscas, mosquitos e formigas.
O seu nome científico é Cymbopogon nardus e pode ser comprada em algumas farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.
Para que serve a citronela
A citronela serve para tratar febres intestinais e distúrbios digestivos. Também é muito utilizada como repelente para insetos e na aromaterapia.
Propriedades da citronela
As propriedades da citronela incluem sua ação insetífuga, calmante, bactericida, febrífugo, sudorífica e carminativa.
Modo de uso da citronela
A citronela pode ser usada em forma de pó, em folhas ou em óleos.
  • Repelente de citronela: Cortar pequenos pedaços da folha da citronela e colocar num prato. Trocar diariamente.
Efeitos colaterais da citronela
O efeito colateral da citronela é alergia na pele.
Contraindicações da citronela
Não foram encontradas contraindicações para a citronela.

Conheça 3 Repelentes Naturais para afastar os mosquitos


As picadas de mosquitos são desagradáveis e podem causar doenças como dengue, Zika e Chikungunya que podem comprometer a saúde e o bem-estar. Além disso, o uso de repelentes e inseticidas em spray estão relacionados ao aumento de casos de alergias, asma, rinite e urticária.
Assim, o que se pode fazer para se proteger é usar repelentes naturais diariamente e adotar plantas que afastam os insetos e investir nos alimentos que contém vitamina B1, que também atua como repelente.
3 repelentes naturais que afastam os mosquitos
Veja quais são e como usar estes repelentes.
1. Alimentos ricos em vitamina B1
Um ótimo repelente natural é consumir alimentos ricos em vitamina B1 como carne de porco, sementes de girassol ou castanha do pará. Esta é uma ótima alternativa de repelente natural, especialmente para as pessoas que têm alergia às picadas de insetos ou mesmo aos repelentes industrializados.
Os alimentos ricos em vitamina B1 incluem:
  • Levedura de cerveja em pó, gérmen de trigo;
  • Sementes de girassol, castanha-do-pará, amendoim;
  • Presunto, lombo de porco cozido, carne de porco assada;
  • Flocos de cereais, ovomaltine.
Outra forma de garantir a ingestão de vitamina B1 é recorrer a um suplemento vitamínico orientado por um nutricionista. Assista ao vídeo e confira como consumir:
2. Óleos essenciais que protegem a pele
Uma outra excelente opção de repelente natural para aplicar na pele a cada 3 ou 4 horas são os óleos essenciais de citronela, copaíba e andiroba.
  • Óleo de citronela: colocar entre 6 a 8 gotas do óleo de citronela na água do banho, ou aplicá-lo diretamente sobre a pele, diluído com óleo de amêndoa, uva ou camomila.
  • Óleo de copaíba: adicionar 6 gotas do óleo essencial de copaíba a 2 colheres de sopa de óleo de calêndula e aplicar na pele.
  • Óleo de andiroba: aplicar o óleo diretamente na pele, até ser totalmente absorvido.
Estes óleos devem ser usados em conjunto com a alimentação rica em vitamina B1, para afastar os mosquitos e podem ser usados em crianças com mais de 2 meses de vida e gestantes, sem prejudicar a saúde.
3. Velas e plantas que afastam os mosquitos
As velinhas de citronela e os vasos de plantas que tem cheiros mais intenso como hortelã, alecrim, manjericão, além de poderem ser usados para temperar os alimentos, também ajudam a afastar os mosquitos. Por isso ter sempre em casa vasinhos de plantas que são naturalmente repelentes pode ajudar a manter o Aedes Aegypti afastado, se protegendo contra doenças.
O uso destes repelentes naturais é uma excelente estratégia para manter os mosquitos longe, sem causar danos ao ambiente ou problemas de saúde, podendo inclusive substituir o uso de inseticidas industrializados que geralmente são usados para combater os mosquitos e outros insetos de dentro de casa.
  • http://www.tuasaude.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário