quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Argila Branca: Suavidade para sua Pele e Cabelos

Propriedades da Argila Branca

A argila branca, também chamada de caulim, contém um maior percentual de alumina, caulinita e sílica. Possui um pH muito próximo ao da pele. Por esta razão, é a argila mais suave de todas.
A argila é um material natural, composto por partículas extremamente pequenas de silicato minimizado (ou silicato de alumínio), além de diversos minerais (oligoelementos). As diversas constituições minerais das argilas não modificam suas principais atuações na pele: todas as argilas são, em certo grau, absorventes, cicatrizantes e antissépticas.

Benefícios da Argila Branca para Pele e Cabelos

Argila Branca: Suavidade para sua Pele e Cabelos

Pele

Ajuda a absorver a oleosidade sem desidratar a pele. Suaviza, cicatriza e catalisa reações metabólicas do organismo.
Pode ser usada no tratamento de manchas, pois possui efeito clareador. A argila branca é indicada para peles sensíveis, delicadas, desidratadas, envelhecidas ou acneicas.
Possui poder cicatrizante e ajuda a suavizar e hidratar a pele. Ajuda a revitalizar a pele devido a sua grande quantidade de oligoelementos (minerais). Tem propriedades antissépticas, trata as peles acneicas e por isso é muito indicada para peles irritadas.
Argila Branca: Suavidade para sua Pele e Cabelos

Como usar a argila na pele?

  1. Em um recipiente não-metálico, misture argila e um pouco de água (ou soro fisiológico) até que se forme uma pasta cremosa. Se desejar, adicione 2 gotas de óleo essencial de gerânio ou lavanda. Se a pele for bem oleosa e acneica, opte pelo óleo essencial de tea tree.
  2. Aplique no rosto limpo, com o auxílio de um pincel, em movimentos de baixo para cima e deixe agir por 20 minutos.
  3. Retire a argila do rosto com água morna ou fria. Não precisa usar sabonete.
Repita a operação duas vezes por semana. Sua pele pode ficar avermelhada no início. Isso é normal, e acontece pelo aumento da circulação sanguínea na região durante o procedimento.

Cabelos

Argila Branca: Suavidade para sua Pele e Cabelos
A argila branca nos cabelos atua melhorando o estado dos fios fragilizados (principalmente por uso de produtos químicos). Também diminui o volume e a perda de água, tornando-o menos poroso.
Por ser a argila mais suave de todas, pode ser utilizada em cabelos normais ou danificados. Ela estimula a oxigenação do bulbo capilar, auxilia no crescimento dos fios e regula a produção sebácea. Tem ação antirresíduo, desintoxicante e bactericida.
Após usar argila branca, os cabelos ficam mais soltos, brilhosos, hidratados, macios e cheios de vida. A argila branca pode ajudar no crescimento das madeixas de forma saudável, uma vez que ajuda a desobstruir os poros do bulbo capilar e fortalece os fios novos, repondo as proteínas necessárias e selando os cabelos.

Como usar a argila nos cabelos?

Argila Branca: Suavidade para sua Pele e Cabelos
Como as argilas são consideradas antirresíduo, elas proporcionam uma limpeza profunda no couro cabeludo. Para cabelos que contêm químicas, como as dos processos de relaxamento e alisamento, a aplicação da argila deve ser feita um mês após o procedimento químico. Assim, ela poderá remover certas substâncias próprias desses processos.
Pode também ser usada como “pré-xampu” para aliviar a coceira do couro cabeludo. Apenas observe que o tratamento com argila nos cabelos pode ressecar os fios quando feito em excesso: aplicar 1 vez a cada 15 dias já é o suficiente para nutrir os cabelos.
Argila Branca: Suavidade para sua Pele e Cabelos
Passo a Passo
  • Em um recipiente não-metálico, misture argila e um pouco de água filtrada até que seja formada uma pasta cremosa. Para os cabelos, é melhor que a consistência fique mais líquida. Se desejar, adicione 2 gotas de óleo essencial de alecrim.
  • Aplique no couro cabeludo, com o auxílio de um pincel, e deixe agir por 20 minutos. Não esfregue a pasta de argila pois o atrito poderá danificar os fios. Evite passar ao longo do comprimento dos fios.
  • Lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.
Outra opção é preparar a pasta de argila, acrescentar uma colher de sopa de máscara capilar e uma colher de sopa de queratina líquida. Passe a mistura no couro cabeludo e também nos fios. Deixe agir por 20 minutos e em seguida lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.
Vale ressaltar que, para tais benefícios, a argila deverá ser natural e pura, livre de químicas e substâncias nocivas à saúde.

https://belezaesaude.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário