quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Pepino, um hidratante poderoso para seu corpo!

O pepino é predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas.
Ele possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Esta hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas — graças ao alto teor de silício.
O pepino é alcalinizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante e mineralizante.
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.
Além da polpa, a casca e as sementes também podem ser ingeridas e são ricas em fibras e em betacaroteno, que contribuem para a saúde dos olhos, pele e dos cabelos.
Pepino, um hidratante poderoso para seu corpo!

Benefícios do pepino

  • Consumir pepino reduz os níveis de ácido úrico do organismo, mantendo os rins funcionando em equilíbrio, ajudando também a dissolver cálculos renais.
  • Melhora a contração e saúde muscular, por conter potássio e magnésio.
  • Melhora a circulação sanguínea por ser rico em água (96% de composição por água).
  • O pepino fresco alimenta, hidrata e ainda alivia um pouco a vontade de mastigar em momentos de ansiedade. Toda sua água também atua como uma vassoura, varrendo para fora toxinas do organismo.
  • Melhora o trânsito intestinal.
  • É rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos.
  • O pepino contém vitamina E, além de ter uma boa capacidade de regular o pH natural da pele, fazendo com que seja um bom remédio contra as queimaduras solares e as cicatrizes. Os antioxidantes favorecem a regeneração celular e mitigam os danos causados pelos radicais livres.
  • Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.

Sistema Digestivo

O alto teor de fibras do pepino mantém o funcionamento do sistema digestivo e, diferentemente de muitos outros alimentos ricos em fibras, ele é balanceado com uma reserva própria de líquido. O seu consumo pode diminuir ou prevenir a prisão de ventre, causada em geral pela falta de ingestão de líquidos. O alimento ajuda também em caso de diarreia, pois, além de reidratar, repõe minerais essenciais.
Pepino, um hidratante poderoso para seu corpo!

Suco de Pepino

O suco de pepino é utilizado para inflamações do tubo digestivo e da bexiga. Ele tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele. O suco é conhecido por ser um ótimo diurético. Ele auxilia nos casos de pressão arterial, nas enfermidades dos dentes e das gengivas. Além disso, poder ser utilizado como cosmético para o rosto e no couro cabeludo para combater a caspa.
Receita:
  • 2 pepinos
  • Um punhado de salsinha
  • 1 laranja
  • Um pedaço de gengibre
Bata tudo no liquidificador; se preferir, acrescente um pouco de água e coe. Beba em seguida. Esse suco também pode ser usado na pele e no couro cabeludo.
Pepino, um hidratante poderoso para seu corpo!

Dica de consumo

O pepino vai muito bem em pratos como saladas, sopas frias ou cozidas, e em conservas. Deve ser consumido ainda verde, pois quando amadurece se torna fibroso, perde a crocrância e as sementes ficam duras e ásperas. Para saber se está no ponto, a casca precisa ter cor viva e brilhante.
Para obter esses benefícios, deve-se consumir o pepino de 1 a 3 unidades por semana. Ele deve, sempre que possível, ser orgânico.
E você, costuma consumir pepino?https://belezaesaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário